quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tutorial Ultimate Boot CD- Parte 4 (Recuperação de Dados)

Continuando com nossa visão geral do Ultimate Boot CD (UBCD) vamos acessar agora o menu Data Recovery e vermos as ferramentas disponíveis.

ultimate boot cd, ubcd, tutorial, recovery, recuperação de dados

Acessando a opção Data Recovery, nós temos em mãos três ferramentas:

  • Offline NT Password & registry editor 110511: muda a senha de qualquer usuário local no WinNT/2000/XP/Vista sem precisar saber a senha antiga. Detectar e destravar/ travar ou desabilitar contas de usuários. Inclui um editor de registro básico.
  • PhotoRec V6.12: Software de recuperação de dados como, vídeos, documentos, fotos e etc. Recupera dados de um HD, fotos da memória de câmeras digitais . Ele ignora o sistema de arquivo e vai até os dados mais profundos. Ele é executado a partir do Parted Magic, ou seja, você executará o Parted Magic e então o PhotoRec.
  • TestDisk V6.12: ajuda a consertar a tabela de partições, recuperar partições deletadas, reconstruir o setor de boot, reparar MFT usando MFT mirror, recuperar arquivos deletados de um dispositivo formatado em FAT. Assim como a ferramenta anterior, ele é executado de dentro do Parted Magic.

Quando você escolher uma das duas últimas opções do menu Data Recovery, você inicializará o Parted Magic e poderá definir algumas configurações de inicialização, mas por default, a primeira opção será executada se você não escolher nenhuma. Escolha a opção desejada e configure a linguagem. Veja a imagem do menu Parted magic:

após escolher a opção, o Parted Magic será inicializado:


Para abrir o PhotoREC vá em na opção indicada na figura abaixo:

Como exemplo eu conectei um pendrive na porta USB e executei o PhotoRec, confira:

Selecionei a unidade USB e teclei ENTER, o menu seguinte pede para selecionar o tipo de partição, no meu caso escolhi a primeira [Intel ]

Agora será listado todas as partições da unidade selecionada, informando o nome e tipo e tamanho.

Note que existem as opções na parte inferior do PhotoRec: [Search ] [Options ] [File Opt] e [quit]. Estas são as opções de iniciar pesquisa por arquivos deletados, mudar opções de pesquisa, opções de busca de arquivos e sair, respectivamente. Por padrão, no meu caso eu mandei executar a busca sem mudar nada, selecionando a opção [Search ]. Daí, surgirá a mensagem perguntando qual o tipo de formatação de sua unidade, você deve informar, para que o PhotoRec consiga recuperar os dados, no meu caso, a formatação é NTFS

Depois de informado qual é o sistema de arquivo de sua unidade de memória, escolha como a busca será feita. Isso será feito escolhendo entre as opções de [free], que buscará por arquivos localizados em espaços não alocados, ou [Whole] que buscará em toda a partição. Escolhi a opção [Whole].

Agora você terá que escolher onde os arquivos que serão recuperados vão ser armazenados. É importante que você não escolha uma pasta na partição que você mandou pesquisar, salve em outro diretório em outra partição. Eu escolhi uma pasta \home no HD. Para confirmar a escolha você deve teclar “c”. Agora é só aguardar o termino da pesquisa.

Depois de concluido o processo, basta ir conferir no local onde você escolheu para ver os arquivos que foram recuperados

Próxima: Tutorial UBCD- Parte 5
Anterior:Tutorial UBCD- Parte 3
Inicio:Tutorial UBCD- Parte 1

Fonte:
Sotware Ultimate Boot CD versão 5.1.1.
http://www.ultimatebootcd.com/


6 comentários:

  1. Muito bom!
    Esse tutorial me foi de tremendo auxilio no que estava precisando,estão de parabéns.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. como formatar a unidade c: pelo ubcd?

    ResponderExcluir
  3. E a parte 5??? Não consegui acessar... Até agora, está mt bom!

    ResponderExcluir
  4. Tutorial muito bom e de grande ajuda,parabéns ! Estou com um HDD que esqueci a senha e não consigo desbloquear vcs poderiam me ajudar ?

    ResponderExcluir
  5. tem que instalar iso para rodar num dvd bootavel?

    ResponderExcluir
  6. SIM...e só baixar rodar em um DVD E dar o boot pelo dvd...

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium