sábado, 22 de outubro de 2011

Tutorial do Ultimate Boot CD (Ferramentas de Disco)- Parte 3

Você pode conferir a primeira parte do tutorial do UBCD
Nesta parte do Tutorial do Ultimate Boot CD (UBCD) mostraremos as ferramentas relacionadas com drive de disco (HDD). Temos gerenciadores de boot, backup, restauração de dados em backup, proteger o disco ou partição com senha, restaurar de MBR e muito mais. Vejamos o menu do UBCD novamente:

Vamos acessar a opção HDD, a figura abaixo exibe as ferramentas.
Observamos na figura várias categorias de ferramentas, vamos observar a primeira “Boot Management”:

Boot Management:

  • Boot Partition V2.60: Acrescenta partições no WinNT/2k/XP menu multi-boot
  • Boot.kernel.org (BKO): permite inicializar muitas distribuições do Linux e outras ferramentas direto da Internet. Exemplo: Debian Live, Ubuntu, Knoppix, Fedora Live, Damm smal Linux, utilitários NTFS, gerenciadores de boot, disco rígido.
  • editBINI V1.01.1: editar \BOOT.INI em qualquer partição NTFS.
  • GAG (Graphical Boot Manager) V4.10: gerenciador de Boot que suporta até nove diferentes sistemas operacionais em ambas partições, primária ou extendida. Inclui características de proteção por senha e SafeBoot (permite inicializar o disco rígido mesmo se o GAG estiver acidentalmente sobrescrito)
  • Gujin V2.8.4: carregador de Boot (Boot Loader) que pode analisar as partições e seu sistemas de arquivos. Ele busca por imagens do kernel do Linux que estão disponíveis, bem como outra partição bootável (para *BSD, MS-DOS, Windows, etc.), arquivos (*.kgz) e imagens de disco botáveis (*.bds), e exibe um menu gráfico em que se pode escolher qual sistema inicializar.
  • MBRtool V2.3.200: Backup, restauração e manuseio do MBR de disco.
  • MBRWork V1.08: Backup / restauração a primeira faixa do disco rígido. Instala um MBR padrão. Remove EZ-drive. Edita valores de entrada da partição MBR. Recupera o sistema FAT, HPFS, NTFS, e partições extendidas. Ajusta uma partição ativa. Transfere/copia setores de disco para disco.
  • netboot.me: é um serviço que permite você inicializar qualquer sistema operacional recente ou utilitário em qualquer computador com um conexão de internet- sem ter que saber previamente qual você desejará inicializar. Uma vez que você possa usar o netboot.me, você nunca mas precisará atualizar o boot do seu disco novamente!
  • PLoP Boot Manager V5.0.12: é um gerenciador de Boot com interface gráfica, que é capaz de executar qualquer sistema operacional do disco rígido, floppy, CD/DVD ou do USB (UHCI, OHCI e EHCI). Você pode iniciar o gerenciador de boot do floppy, CD, network, etc, ou instalá-lo em seu disco rígido sem precisar de uma partição extra.
  • Smart BootManager V3.7.1: gerenciador de boot que suporta boot desde do drive floppy, disco rígido e CD. Esta ferramenta procura automaticamente por drives e partições bootáveis. Pode fornecer proteção por senha, agendamento de boot, temas configuráveis, etc.
  • SPFDISK 2000-03v (FDISK especial): gerenciador de partições. Gerenciador de Boot. Visualizador e editor de disco em mode “RAW”. Escâner de disco.
  • Super Grub Disk V0.9799: ajuda para inicializar vários sistemas operacionais, e instala o Grub de maneira otimizada.
  • Super Grub2 Disk V0.9799: ajuda para inicializar vários sistemas operacionais, e instala o Grub2 de maneira otimizada.
  • XFDISK V0.9.3 beta (FDISK extendido): gerenciador de boot e partições. O gerenciador de boot está localizado nos primeiros 17 setores do disco rígido principal, e não requer partição própria, então pode-se completamente usar as quatro partições primárias disponíveis por disco rígido.
  • XOSL (Sistema Operacional Loader) V1.1.15: gerenciador de boot com interface gráfica que suporta o uso do mouse e teclado, com resolução de 1600x1200, configuração de te,mas, proteção por senha e boot de até 24 items.
Por enquanto, apenas essa breve visão geral nos mostra a magnitude do Ultimate Boot CD, nas próximas postagens tentarei mostrar o uso de algumas das ferramentas.

Próxima: Tutorial UBCD- Parte 4
Anterior:Tutorial UBCD- Parte 2
Inicio:Tutorial UBCD- Parte 1

Fonte:
Sotware Ultimate Boot CD versão 5.1.1.
http://www.ultimatebootcd.com/

0 Deixe sua opinião:

Postar um comentário

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium