sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tutorial Ultimate Boot CD- Parte 1

O Ultimate Boot CD (ou simplesmente UBDC) é uma ferramenta muito completa e que pode quebrar o galho de muitos profissionais de informática e até os usuários comuns. Ele possui diversas ferramentas para manutenção de seu PC como ferramentas de disco, BIOS, memória, processador, antivírus e muitas outras. Neste Tutorial tentarei mostrar como utilizar as principais ferramentas, isso mesmo, principais, porque todo o conjunto de ferramentas do UBCD superam mas de 100 aplicativos! Hoje vamos iniciar com uma visão geral deste programa.

Para iniciar o UBCD em seu PC veja a postagem Ultimate Boot CD em seu dispositivo USB. Mas aconselho que antes de utilizá-lo em seu PC, treine em uma máquina virtual.
Podemos observar na figura acima o menu principal do UBCD. As ferramentas do UBCD são separadas em categorias, BIOS, CPU, HDD, Memory, etc. Acessando cada uma dessas categorias, será possível ter acesso a suas respectivas ferramentas. Você pode fazer isso utilizando o as setas de seu teclado, posicionar o cursor sobre a categoria desejada e teclar Enter.

Descrevendo as Ferramentas do UBCD

BIOS

Nesta versão do Ultimate Boot CD, o menu principal exibe a opção BIOS. Mas para que serve tal opção? De maneira resumida a BIOS é um firmware programado numa ROM (Read-Only Memory), um programa que vem num chip na placa-mãe do computador e que é responsável por testar (POST) e inicializar os periféricos e circuitos da placa, preparando o computador para o sistema operacional principal. Quando todos os testes estiverem feitos e tudo estiver funcionando perfeitamente, o BIOS irá inicializar o sistema operacional ou um programa bootável. Para isso a BIOS fará uma busca pelo sistema operacional nos dispositivos conectados ao PC (HD, CD/DVD, USB,e até REDE).

As configurações da BIOS podem ser feitas através do SETUP, onde você pode configurar o hardware, alterar a prioridade do boot (em qual dispositivo a BIOS buscará o sistema operacional), habilitar o boot pelo USB, ajuste do relógio, ajusta senhas de acesso como senha de acesso ao BIOS para prevenir alterações de pessoas indesejadas. Todas as configurações ficam armazenadas em uma pequena memória chamada de CMOS. Agora imagine se por algum motivo, como uma configuração errada da BIOS, o seu computador pode não ser capaz de inicializar (boot) o sistema operacional. Que problema! Em alguns casos, isso pode ser facilmente resolvido, em outros, exige-se uma ferramenta mais sofisticada, como o UBCD. Agora acessando a opção BIOS, nós temos o menu com as seguintes ferramentas:

Temos nesta versão cinco programas:

  • !BIOS V3.20: usado para descriptografar senhas, geralmente usado nas BIOS mais comuns (IBM, AMI, Award e Phoenix). Salva e restaura configurações da BIOS. Executa o chamado “Blasters”, que remove senhas de BIOS. Editor HEX da CMOS
  • BIOS V1.35.0: exibe informações da BIOS. Salva e restaura as configurações da BIOS. Procura por senhas da BIOS para Award, AMI, Phoenix e AST BIOS
  • CMOSPWD V5.0: Descriptografa senhas armazenadas no CMOS da BIOS
  • KEYDisk: Reiniciliza todos as senhas dos computadores Toshiba
  • WipeCMOS V1.2: Limpa todas a configuações do CMOS da BIOS.
  • .

Essas ferramentas podem ser úteis quando se pretende zerar a CMOS da BIOS de um PC, ou mesmo descobrir a senha de acesso a BIOS que você não lembra. Alguns problemas do PC podem ser resolvidos por restaurar as configurações da Fábrica, portanto, se for o caso tente usar um do utilitários acima dentro da categoria BIOS.

Exemplo de zerar CMOS com o objetivo de restaurar o PC com os padrões de fábrica. Esse exemplo foi feito em uma máquina virtual, fique atento ao que você pode fazer.

Entre em BIOS e acesse o programa CMOSPWD V5.0, surgirá a tela abaixo, escolha a opção “To wip all CMOS settings” digitando “W” e teclando “Enter”. Pronto, o CMOS estará restaurado com os padrões de fábrica

Depois continuremos com a segunda parte deste tutorial

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/BIOS acessado em 22/10/11
http://www.pendrivelinux.com/ acessado em 22/10/11
http://forums.techarena.in/guides-tutorials/1044121.htm acessado em 22/10/11

Um comentário:

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium