sábado, 22 de outubro de 2011

Tutorial Ultimate Boot CD (Ferramentas de CPU)- Parte 2

Leia a primeira parte 1.

Continuando nosso tutorial com a parte 2, vejamos mais ferramentas do Ultimate Boot CD(UBCD). Desta vez vamos acessar a opção CPU do menu do UBCD.

Mais uma vez retomando a figura do Menu principal, observamos as ferramentas do UBCD são separadas em categorias, BIOS, CPU, HDD, Memory, etc. Acessando cada uma dessas categorias, será possível ter acesso a suas respectivas ferramentas. Você pode fazer isso utilizando o as setas de seu teclado, posicionar o cursor sobre a categoria desejada e teclar “Enter”.

Descrevendo as Ferramentas do UBCD

CPU

Descrevendo um pouco este dispositivo. CPU significa unidade de processamento central, e é a parte do computador responsável por executar as instruções de um programa, realizando operações aritméticas, lógicas e de transferência de dados entre os dispositivos do PC. O CPU é construído principalmente com materiais semicondutores, e conforme a tecnologia dos materiais vai se aprimorando temos CPU cada vez mais robustos e velozes. Existem ferramentas que realizam testes para verificar o desempenho do CPU sobre situações extremas como overclock, verificando sua estabilidade. Outras ferramentas verificam a integridade e colhem informações sobre fabricante, compatibilidade e etc. No UBCD temos alguns utilitários muito interessantes e que talvez você precise utilizar um dia.
Vamos acessar a opção CPU, conforme a figura abaixo.
Conforme observamos na figura, existem oito ferramentas relacionadas a análise de um CPU:
  • CPU Burnin V1.0: é uma ferramenta de teste de overclock. Ela aquece qualquer processador do tipo x86 a temperatura de operação máxima que pode ser alcaçada por um software normal. Isso permite que o usuário ajuste a velocidade do CPU para melhor possível e que mantenha o CPU estável. Este programa monitora continuamente por erros de calculos e assegura que o CPU não falhe quando funcione sobre um overclock.
  • CPUinfo: fornece informações sobre seu CPU: número de processadores, vendedor, família da CPU, modelo, velocidade, tamanho do cache, possíveis erros de fabricação, quais extensões(FLAGS) seu CPU suporta.
  • Intel Processor Frequency: fornece um relatório com informações de seu CPU Intel, incluindo marca, taxa e velocidade, memória cache, tecnologia e classificação. Fornece suporte para versão antigas do Intel (Pentil 3 ou anterior).
  • Intel Processor Idenitication Utility V4.32: fornece um relatório com informações de seu CPU Intel com suporte de versões mais recentes (Pentil 4 e posteriores).
  • Mersenne Prime Teste V24.14: este pequeno utilitário estressa seu CPU por impor cálculos pesados, no caso, achar o sequencias de números primos de Mersenne.
  • Stress V1.00: gerador de carga de trabalho para sistemas POSIX. Impõe um volume de configurável de estresse no CPU, memória, I/O, e disco rígido. O menu desta ferramenta permite que você use o parâmetro “--help” que exibe as opções disponíveis do programa, e você pode executá-lo com a opção que preferir.
  • StressCPU V2.0: teste seu CPU assegurando que você não tenha problemas com aquecimento. Requer suporte CPU com SSE. Combina instruções de loops internos com SSE e assembly que aquecem seu CPU o máximo possível.
  • x86test V0.10a: Exibe informações do processador x86. Identifica uma grande parte dos CPUs x86 e sua velocidade. Para chips que uportam CPUID ele exibe o máximo de informações que puder, incluindo configuração de cache.
Vejamos como exemplo simples o uso da ferramenta Intel Processor Idenitication Utility V4.32, que nos fornecerá informações sobre o processador do tipo Intel. Escolha essa opção e tecle “Enter” (No caso a ferramenta foi utilizada em uma Máquina Virtual). Após isso, uma tela com várias rotinas irá aparecer e algumas vezes pedirá para você instalar alguns drives, mas se você não fizer nada, por padrão ele irá instalar os drives essenciais. O resultado está na figura abaixo:

Próxima: Tutorial UBCD- Parte 3
Anterior:Tutorial UBCD- Parte 1
Inicio:Tutorial UBCD- Parte 1

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Central_processing_unit acessado em 22/10/2011
http://www.ultimatebootcd.com/ acessado em 22/10/2011

0 Deixe sua opinião:

Postar um comentário

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium