quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Boot do USB no VirtualBox

Algumas pessoas que utilizam máquinas virtuais talvez já tenham se deparado com a seguinte questão: Como posso fazer o Boot pelo USB no Virtuabox? Essa questão existe porque o virtualbox, por padrão, ainda não oferece o recurso de inicializar a máquina a partir da unidade USB, mas isso não significa que não haja solução. Nesta postagem será mostrado como configurar o boot do USB em sua máquina virtual, especificamente no Virtualbox. Este processo permitirá que você execute as versões Lives do Linux do USB ou Windows, e os seus aplicativos bootáveis em sua máquina virtual.

Nos observamos os conceitos e as vantagens das máquinas virtuais na postagem O que é uma máquina virtual, se você não acompanhou, recomendo que leia para se aprofundar um pouco mais no assunto. Mas de modo resumido, em uma máquina virtual, que nada mais é do que um computador completo simulado dentro de um computador real. Dessa forma, pode-se instalar sistemas operacionais como Linux, Windows, e programas em uma máquina virtual como se fosse um computador real. Nesse ponto pode surgir a necessidade de inicializar sua máquina virtual de um dispositivo USB. Então vamos ao que interessa, mostrar como configurar o Boot pelo USB no VirtualBox!

Como Configurar o Boot do USB no VirtualBox

Os procedimentos abaixo referência a versão do VirtualBox para Windows. Considero que você também já tenha criado sua unidade USB bootável, para saber como fazer isso, confira a postagem Aplicativos Portáveis direto do USBou então a postagem Criando unidade USB com Múltiplas Inicializações
  1. Baixe o VirtualBox clicando aqui em seguida instale-o, se tiver algum pacote de extensão diponível na página de download, não esqueça de baixar e instalar também. Aproveite e conecte um undade USB bootável ao PC, pode ser um Pendrive
  2. Depois de ter instalado o VirtualBox, clique em Iniciar > Executar digite diskmgmt.msc e clique em OK (No Vista/Win7 digite diskmgmt.msc na caixa de pesquisa do menu Iniciar). O gerenciado de disco será iniciado. Observe a figura baixo:
    virtualbox, boot pelo usb, configurar boot

    Localize seu dispositivo USB, na figura acima ele está apontado pela seta. Se você ainda não conectou a sua unidade USB ao PC pode fazer agora.

  3. Agora abra o prompt de comando cmd.exe. Clique em Iniciar > Executar e digite cmd.exe, depois clique em OK (No Vista ou Windows 7 digite cmd.exe na caixa de pesquisa do menu Iniciar, mas lembre-se de executá-lo com direitos de administrador, para isso, basta após digitar cmd.exe pressionar SHIFT+CTRL+ENTER).
  4. Com o prompt de comando aberto, digite o código:
    cd %programfiles%\oracle\virtualbox
  5. Agora digite o código abaixo (numa única linha e com espaços simples em cada palavra) mudando o seguinte detalhe: substitua # com o número de seu dispositivo USB mostrado no ítem 2:
    VBoxManage internalcommands createrawvmdk -filename "%USERPROFILE%"\.VirtualBox\usb.vmdk -rawdisk \\.\PhysicalDrive#
    os códigos acima são comandos internos do VirtualBox, e servem para criar um Disco Rígido Virtual que será vinculado a Unidade USB que você conectou no PC. Isso fará com que o VirtualBox leia sua unidade USB como se fosse um HD conectado a porta IDE da placa mãe.
  6. Inicie o VirtualBox (Se você estiver no Windows 7, deverá inicar o VirtualBox com direitos de administrador, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do VirtualBox e selecione Executar como Adminitrador). Após aberto o VirtualBox, clique em novo (New) para criar uma nova máquina virtual.
  7. O Assitente irá auxiliar na criação da nova máquina virtual, siga os passos na tela. Quando surgir o campo de escolha de um disco rígido virtual (Virtual Hard Disk), tique em use existing hard disk e selecione usb.vmdk.
  8. Concluído a criação da nova máquina virtual, ela estará disponível no VirtualBox, selecione-a e clique em Iniciar (Start) para iniciar a máquina.

Se tudo foi feito adequadamente, O VirtualBox deverá agora executar seu pendrive bootável em sua máquina virtual. Confira a imagem abaixo onde executo o meu pendrive bootável criado com YUMI dentro da máquina virtual.

Fonte:


36 comentários:

  1. Otima dica, deixo aqui mais uma dica de minha autoria se o admin assim me permitir.
    http://tutoriais-king.blogspot.com/2011/12/boot-por-usb-em-maquina-virtual.html

    ResponderExcluir
  2. ta bacana mas os espaços dentro do código é de quanto?

    10,11,20,25, quantos caracteres de espaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (numa única linha e com espaços simples em cada palavra

      Excluir
  3. Opa, funcionou perfeito aqui. Tenho o Ubuntu instalado em um HD externo e dei boot por ele no VM. Agora sim!! Vlw!

    ResponderExcluir
  4. por favor coloque o codigo ja com o espaço para que possamos copiar ,uso wxp

    ResponderExcluir
  5. syntax error: invalid parameter '-filenameC:\user....

    tenho windows 7 e um outro hd com sistema do outro pc, mas ao executar a linha deu o erro acima...
    meu conhecimento em cmd é limitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verifique os espaços entre os comandos e se tudo foi digitado direitinho. Syntax error refere-se a erros de comandos, no cmd os comandos devem ser perfeitamente digitados.

      Excluir
  6. Eu sem querer errei o numero no final, coloquei 2, era 1, só que agora quando vou colocar 1 ele diz que já existe, o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é simples.
      Cria uma pasta aí, na unidade c:, com nome que julgar melhor, a exemplo USB-MaquinaVirtual. Blz?
      Então o caminho é "c:\USB-MaquinaVirtual" -- sem as aspas. OK?
      Então onde tá "%USERPROFILE%"\.VirtualBox\usb.vmdk você coloca c:\USB-MaquinaVirtual\usb.vmdk -- sem aspas alguma. OK. É isso.

      usb.vmdk Vai ficar em c:\USB-MaquinaVirtual.

      Excluir
  7. este é o erro que mostra agora

    vmdk -filename "%USERPROFILE%"\.VirtualBox\usb.vmdk -rawdisk \\.\PhysicalDrive1
    VBoxManage.exe: error: Cannot get the geometry of the raw disk '\\.\PhysicalDriv
    e1': VERR_IO_NOT_READY
    VBoxManage.exe: error: The raw disk vmdk file was not created

    ResponderExcluir
  8. Ops, o número era 2 mesmo, estava certo, mas mesmo assim ele não fez o boot pelo pendrive =/

    ResponderExcluir
  9. Consegui gente... fui tentando aqui e consegui, vlw

    ResponderExcluir
  10. FIZ TUDO CONFORME ESCRITO AQUI,MAS NA HORA DE COFIGURAR O HD NÃO APARECE NADA DESSA M... DE use existing hard disk e selecione usb.vmdkISSO NÃO APARECE POXA,POR FAVOR ME AJUDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure este arquivo na pasta:
      %programfiles%\oracle\virtualbox\

      Excluir
  11. Valeu muito obrigado eu precisava era fazer uma instalação atravez de um Windows que estava no Pen Drive.
    Fiz primeiro os seus passos e depois criei um disco normal para o SO.
    Meu blog e site
    www.adamainformatica.com.br
    http://adamainformatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. FIZ TUDO CONFORME ESCRITO AQUI,MAS NA HORA DE COFIGURAR O HD NÃO APARECE NADA DESSA M... DE use existing hard disk e selecione usb.vmdkISSO NÃO APARECE POXA,POR FAVOR ME AJUDEM

    O amigo ai em cima não conseguiu fazer tente isso!!!

    C:\Users\usuario\.VirtualBox

    Onde esta escrito usuario é o seu usuario windows

    Olhe outro exemplo sobre o caminho
    http://www.sysprobs.com/wp-content/uploads/2012/09/creating-raw-file.png

    ResponderExcluir
  13. Tentei fazer aqui mas quando vou para a última parte de escolher o dispositivo , aparece só VAZIO mais nada o que devo fazer ? o comando foi executado com sucesso segundo aparece no dos.

    ResponderExcluir
  14. Bem consegui depois de rever os passos , há algo que não está bem exlicado no tuto ,então é assim : quando digitar o comando

    "VBoxManage internalcommands createrawvmdk -filename C:\Users\Anderson\usb.vmdk -rawdisk \\.\PhysicalDrive1"

    o mesmo aponta para o nada ou seja para uma pasta vazia onde seu usuário está portanto no passo em que é mostrado acima , para escolher o pendrive deve-se primeiro pegar o arquivo criado de nome USB é um icone azul do virtual box que fica dentro de c:\NomeDoSeuUsuario\ dentro dessa pasta voce verá o arquivo USB citado e uma pasta ".VirtualBox" pegue este arquivo e coloque o dentro da pasta pronto assim que iniciar o VB na parte citada no tuto o bendito pendrive estará lá ok espero ter ajudado a muitos.

    ResponderExcluir
  15. Parabems!,o tutorial ta bem explicado, mas ainda tenho duvidas,
    depois de fazer todo o processo, isso fica automático, ou toda vez que eu for usar um pendrive no boot tenho que fazer o processo novamente?
    fazendo o processo para um dispositivo serve para todos, ou tenho que fazer para cada dispositivo usb?
    Um abraço!
    Roberto Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui precisei repetir o processo de vincular um hd virtual ao pendrive bootável todas as vezes que precisei usar na máquina virtual, mas sei que nem sempre isso é necessário.

      Excluir
  16. Já morri de procurar aqui e esse tal de arquivo usb que todo mundo fala simplesmente não existe! E no meu windows não tem usuário. Apenas as pastas Administrador e Users! Se alguém de boa vontade puder me ajudar eu vou ser eternamente grato!

    ResponderExcluir
  17. Consegui depois de muita luta criar o arquivo azul usb tão falado mas a maquina virtual não deu boot por ele... diz: Disk error. Please press any key to restart...
    Ou seja da erro de disco... Já vou logo dizendo que o pendrive de boot funciona porque ja testei no mesmo netbook que estou digitando essa mensagem e onde esta instalada a maquina virtual... se alguem puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  18. Deu o seguinte erro aqui: VBoxManage.exe: error: cannot open the raw disk '\\.\PhysicalDrive1': VERR_ACCES_DENIED

    ResponderExcluir
  19. não consegui rodar o ubuntu, deu o seguinte erro...
    Cannot create the raw disk VMDK: VERR_ALREADY_EXISTS
    The raw disk vmdk file was not created

    o que fiz de errado?

    ResponderExcluir
  20. Muito bom artigo!
    Parabéns pelo Trabalho...

    ResponderExcluir
  21. Rapaz...muito louco eu em 2014 depois de quase desistir ao passar um dia inteiro no pc tentando instalar, consegui em um artigo com alguns anos resolver o problema. Grato.

    ResponderExcluir
  22. Eu so faltei endoidar pensando que tava fazendo errado por que achava que o comando ia colhar o pendrive e no final ele so cria um link, outra coisa que tem que avisar de lembrar de rotar uma instancia do
    "C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VirtualBox.exe" como administrador ou vai ficar dando um erro.
    "Most likely, the VirtualBox COM server is not running or failed to start."

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu consegui definir o pendrive como HD, mas na hora em que vou instalar o windows ele da um erro quando vai formatar o disco, da uma mensagem tipo ""ahci 0-0 (rc=access_denied)"" (parece que é algo como acesso negado) vale lembrar que estou rodando o virtualbox como administrador. Alguém sabe como resolver?

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, abram o CMD como Administrador antes de colar o código. Da menos erros.

    Tenho uma dúvida, o boot é feito direto do pendrive, mas no meu caso instalando o Win 7
    fica carregando na tela de starting windows e não sai disso.
    No PC real funciona normalmente. Alguém tem resposta?

    ResponderExcluir
  25. Criei um pendrive de Boot com a imagem do Window10. A maquina dá boot,começa a aparecer a imagem do Windows e fica pausada.
    Nada mais acontece.
    OBS: Adicionei um outro disco para armazenar o S.O. mas não adiantou nada.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado! Essa dica me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  27. Na hora de instalar ele reclama de espaço insuficiente! tentei varias formas mais não consegui acrescentar espaço durante a instalação nem depois

    ResponderExcluir
  28. Sempre da espaço insficiente para instalação, tentei aumenta espaço de de armazenamento mais não consegui

    ResponderExcluir
  29. E para mac, como dar o boot na pendrive?

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium