sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Particionando Disco com o Windows Instalado usando o Gparted

Se você tem o sistema operacional Windows e resolveu instalar o Linux, mas não sabe como particionar o disco e prepará-lo para o outro sistema operacional sem perder dados, você veio ao lugar certo. Nesta postagem, faremos um exemplo de como preparar o disco rígido com o Windows XP /Windows 7 já instalado para receber a instalação da distribuição Ubuntu do Linux. Para isso, vamos utilizar o Gparted, uma ferramenta de gerenciamento de partições presentes na maioria das distribuições Lives do Linux.

Esse artigo é um complemento da postagem Instalando o Ubuntu junto com o Windows no VirtualBox

O Gparted permite que você crie, exclua, reduza e aumente partições em um disco. Você pode utilizar o Gparted presente nas distribuições Linux, ou baixa-lo e usá-lo de maneira independente, em sua versão Live. Basta baixar o ISO no site oficial, gravá-lo num CD/DVD ou mesmo pendrive e inicializar o seu PC com ele. Segue abaixo o site para dowwload da versão Live Gparted:

Baixe a versão Live do GParted aqui

Caso queira saber como criar um pendrive Bootável com seu ISO, consulte a postagem Universal USB Installer em Aplicativos portáveis direto do USB, ou você pode consultar a postagem Instalando Gparted no Pendrive para ter esse útil programa sempre em mãos no seu pendrive).

Vamos mostrar um exemplo de como particionar um disco rígido de 100GB que já tem o Windows XP instalado. O exemplo foi feito em uma máquina virtual, mas nada impede que você execute em um PC real. Ao invés de utilizarmos a versão Live do Gparted, utilizamos o arquivo ISO do Ubuntu já vem com esse utilitário. Você também pode gravar o ISO em um CD e DVD e inicializar o computador o o CD/DVD na bandeja, não esqueça de configurar a Bios para ler a unidade de CD/DVD primeiro.

Segue os links diretos para download do Ubuntu:

Preparando o Disco

É importante planejar como será distribuída a memória do nosso disco rígido para os diferentes sistemas operacionais. Para fins de praticidade, recomenda-se instalar o sistema operacional numa partição diferente da dos arquivos pessoais, isso possibilita que no futuro você consiga instalar novas versões desse sistema operacional sem perder seus dados pessoais. Obviamente isso vai depender de quanto espaço você tem em disco. Mas no caso da máquina virtual criada temos 100GB, assim poderemos distribuir a memória no disco da seguinte maneira:

  • 30GB para Windows XP ou Windows 7 (Formato NTFS)
  • 10GB para o Ubuntu (Formato EXT4)
  • 512MB para SWAP (Uma memória usada pelo Linux como memória RAM, caso seja necessário). Se seu disco rígido possui pouco espaço e você tiver que eliminar uma da partições, pode eliminar esta.
  • 60GB para os arquivos pessoais com fotos, videos,documentos, etc. (Formato NTFS)

Desfragmentando Disco Rígido e Verificando Erros: como a máquina virtual usada aqui já possui um sistema operacional instalado, que é o Windows XP (O procedimento se aplica também ao Windows 7). Para Instalar o Ubuntu ao lado do Windows XP, precisamos fazer o particionamento do disco rígido, e devido o Windows XP está instalado em toda unidade, temos que redimensioná-la, reduzindo o espaço usado pelo Windows XP e liberando espaço para o Ubuntu. O problema é que o Windows quando grava arquivos no disco rígido de forma fragmentada que são espalhados por todo o disco rígido, se redimensionarmos ou particionar o disco nestas condições haverá perda de dados. Portanto, inicie o Windows e execute a ferramenta de desfragmentação de disco, vá em:

No caso do Windows XP: Botão Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > desfragmentador de Disco

No caso do Windows 7: Botão Iniciar e digite na Caixa de Pesquisa a palavra Desfragmentador de Disco e tecle Enter

Outro problema que pode impedir o particionamento do disco são falhas no sistema de arquivos do Windows (NTFS) ocasionados pelo desligamento incorreto do computador, caso isso aconteça o particionamento será interrompido. Se isso acontecer, você deve voltar ao Windows executar a verificação de erros no disco:

No Windows XP: vá em no Botão Iniciar > Executar e digite CMD depois clique em OK, o prompt de comando será aberto, agora digite no prompt CHKDSK/f e tecle Enter

No caso do Windows 7: Botão Iniciar e digite na Caixa de Pesquisa a palavra CMD e tecle Control+Shift+Enter (Executa o prompt com Privilégios de Administrador), depois digite no prompt CHKDSK/f e tecle Enter

Se você receber a seguinte mensagem no prompt: Não é possível executar o CHKDSK porque o volume está sendo usado por outro processo. Deseja agendar a verificação deste volume para a próxima vez em que o sistema for reiniciado?(S/N) tecle S e depois Enter, e reinicie o Windows, o processo de correção de falhas no disco será realizado, espere concluir e pronto. Mas tome cuidado para não desligar ou reiniciar o computador de maneira inadequada isso poderá ocasionar novos erros.

Usando o Gparted do Ubuntu

No caso da Máquina Virtual, no Virtualbox, inicializamos já com o arquivo ISO do Ubuntu marcado no menu dispositivos. No caso do PC real, coloque o CD/DVD/USB que você criou na bandeja e inicie o PC (Lembre-se que você deve antes configurar o Boot pela unidade correta). Ao iniciar o Ubuntu você verá a seguinte tela em que você escolherá a opção Experimentar Ubuntu:

GParted, particionar disco rígido, redimensionar partição com windows instalado, preparar disco para o ubuntu
Assim que você inicializa seu PC com o CD/DVD/USB com o instalador do Ubuntu, você será conduzido a seguinte tela, onde você poderá selecionar o idioma e escolher entre experimentar o Ubuntu para ter uma noção do seu funcionamento, ou então, instalá-lo no PC. Vamos escolher a opção: Experimentar Ubuntu.

Vamos utilizar uma ferramenta do programa, o Gparted.

  • Usando o Gparted para criar partições:
    • Ao clicar em experimentar, você terá acesso a versão Live do Ubuntu, em que os diversos programas estarão disponíveis para uso, você pode acessar a internet, digitar textos, planilha eletrônica, jogos e muito mais. mas vamos precisar acessar o Gparted, vá em DashHome(Campo de pesquisa do Ubuntu) e digite Gparted, veja a figura abaixo.
      Para acessar o Gparted, vá em DashHome (Campo de pesquisa do Ubuntu) e digite Gparted, o ícone do GParted aparecerá na tela, clique sobre ele para abrir o programa.
    • Com o Gparted aberto, você verá o seu disco rígido e as partições existentes. No exemplo abaixo, temos o disco de nossa máquina virtual de tamanha 100GiB, essa partição é a do Windows XP. No canto superior direito, temos o botão onde podemos selecionar o disco rígido que no caso tem nome /dev/sda (100GiB), se tivessemos outro disco rígido poderiamos clicar nesse botão e selecioná-lo também. Vamos selecionar a única partição de 100GiB e depois clicamos no Botão resize/move the selected partition (redimensionar a partição selecionada) para diminuirmos o tamanho da partição, aguarde abrir a caixa de redimensionamento de partição.
      Selecione a única partição de 100GiB e depois clique no Botão resize / move the selected partition (redimensionar a partição selecionada) para diminuirmos o tamanho da partição, liberando espaço para o Ubuntu.
    • Com a caixa de redimensionamento aberta (Veja a figura abaixo), você pode atribuir o novo valor a partição, ou usar o mouser para arrastar a barra deslizando para onde você desejar. No caso da máquina virtual, foi atribuído 30000MiB (aproximadamente 30GB). para confirmar clique em Resize / Move.

      Você pode atribuir o novo valor a partição, ou usar o mouser para arrastar a barra deslizando para onde você desejar. No caso da máquina virtual, foi atribuido 30000MiB (aproximadamente 30GB). para confirmar clique em Resize / Move
    • Agora que temos mais espaço alocado no disco podemos criar as novas partições. Sempre que for mencionado criar nova partição, você deve selecionar o espaço não alocado (Unallocated) e clicar no botão Create a new partition in the selected unallocated space (Cria uma nova partição no espaço não-alocado), confira a figura abaixo. Primeiro vamos criar uma nova partição para o sistema operacional Ubuntu. Escolha o espaço não alocado e crie uma nova partição, aguarde abrir a caixa de criação.
      Sempre que for mencionado criar nova partição, você deve selecionar o espaço não alocado (unallocated) e clicar no botão Create a new partition in the selected unallocated space (Cria uma nova partição no espaço não-alocado).
    • Na caixa de criação de nova partição que receberá o Ubuntu, defina o tamanho da nova partição, sistemas de arquivos e se é primária ou lógica e clique em Add. No caso da máquina virtual utilizada aqui, os campos foram preenchidos:
      • New size: 10000MiB (10GiB)
      • Create as: Primary partition
      • File system: EXT4;
      • Label: Ubuntu
    • No caso da máquina virtual utilizada aqui, os campos foram preenchidos:
      • New size: 10000MiB (10GiB)
      • Create as: Primary partition
      • File system: EXT4;
      • Label: Ubuntu
    • Vamos criar a partição Swap, para isso selecione a parte não-alocada e clique novamente em Create a new partition in the selected unallocated space, defina os campos e clique em Add:
      • New size: 512MiB
      • Create as: Primary partition
      • File system: linux-swap;
      • Label: swap
      partição swap
      Selecione a parte não-alocada e clique novamente em Create a new partition in the selected unallocated space, defina os campos:
      • New size: 512MiB
      • Create as: Primary partition
      • File system: linux-swap;
      • Label: swap
    • Mais uma vez vamos criar a partição que servirá para seus arquivos pessoais. Ela terá aproximadamente 60GB. Então selecione o espaço não-alocado (unallocated) e clique, novamente em no botão Create a new partition in the selected unallocated space. Aguarde surgi a caixa de criação de partição (veja a figura abaixo). Defina os campos e clique em Add:
      • New size: Aproximadamente 60GB, ou o espaço restante
      • Create as: Primary partition
      • File system: NTFS;
      • Label: Arquivos Pessoais
      Selecione a parte não-alocada e clique novamente em Create a new partition in the selected unallocated space, defina os campos e clique em Add:
      • New size: Aproximadamente 60GB, ou o espaço restante
      • Create as: Primary partition
      • File system: NTFS;
      • Label: Arquivos Pessoais
    • Devemos agora aplicar as modificações realizadas no disco rígido, então clique no botão Apply, veja a figura abaixo.
      Aplique as modificações clicando no botão Apply
    • Aguarde o termino do processo e pronto, seu disco já está pronto para receber o Ubuntu.
      O processo pode demorar um pouco, aguarde.

    Consulte as postagens:


    0 Deixe sua opinião:

    Postar um comentário

    Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium