Particionar o HD é uma tarefa muito simples, mas que muitos ainda não sabem como fazer. Existem diversos programas capazes de criar, excluir e gerenciar partições e discos, um desses é o Gparted. Este software incrível é muito prático e fácil de usar. Nesta postagem vamos aprender a colocar o Gparted no pendrive, em outras palavras vamos criar um Gparted portável. Assim você poderá incluir o Gparted na sua lista de aplicativos portáveis.
Executar o GParted do USB ou do pendrive é o nosso objetivo nesta posatagem. O GParted é um editor de partições com interface gráfica criado por Gedak. Esta ferramenta poderosa pode ser usada para criar, reorganizar, e/ou deletar partições do disco. Outras características importantes são a habilidade de criar múltiplas partições, habilitar ou desabilitar o boot flag [1]. O Gparted também permite você redimensionar uma partição existente de forma segura e sem perder arquivos. GParted suporta os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4, FAT16/FAT32, hts/hfs+, Linux-swap, NTFS, reiserfs/4, ufs, sfs. O GParted também detecta dispositivos RAID’s.
O processo abaixo mostra uma maneira de colocar o GParted no seu dispositivo USB. Após a conclusão, você será capaz de ter o GParted em seu próprio dispositivo USB, que você poderá levar com você e executar no boot de qualquer PC.
Imagem do GParted
Home Page: GParted
Capacidade exigida no seu dispositivo USB: 128MB
”Persistent” (característica que permite armazenamento adicional de dados (documentos, imagens, atualização do Gparted e etc): Não
Recursos necessários para criar o Live USB do GParted
- Windows(XP/VIsta/7 (para realizar a criação do Live USB)
- gparted-live-0.7.0-7.iso
- 128MB ou mais no dispositivo USB (Formatado em FAT32)
- Universal USB Installer
GParted: Tutorial de Criação do Live USB
- Baixe o gparted-live-0.7.0-7.iso
- Baixe e execute o Universal USB Installer, selecione o Iso do GParted e siga as instruções de instalação. Consulte a postagem do Universal USB Installer.
- Reinicie se PC e no Setup configure a BIOS para boot do USB
Se tudo foi feito corretamente você será capaz de utilizar o GParted do USB.
[1] (Voltar para o texto)A principal função do Boot Flag é indicar ao carregador de boot (bootloader) qual partição de inicialização, onde está o sistema operacional. Em alguns casos ele é usado pelo Windows XP/2000 para atribuir a partição ativa a letra "C:".
Consulte a postagem: Particionando HD com Windows Instalado
Fonte:
Me ajudou muito! Obrigado. Gpatede no pendrive, pois, minha velha placa mãe não dá mais boot por cd/dvd e vou colocar um xp nela e um linux ubuntu, para como o xp poder usar minha velha e meu velho e bons impressora e scaner. Abraço, e muito grato mais uma vez, vinícius.
ResponderExcluirvaleu, me ajudou.
ResponderExcluir