terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como montar uma imagem ISO no Windows 7/ Windows 8

Os arquivos de imagem do tipo ISO são muito populares. Um arquivo ISO contém todo o conteúdo de um CD/DVD compactado em um único arquivo, por exemplo, se eu baixar o arquivo ISO do Windows 8 (Links diretos para download do Windows 8) ele vem em um único arquivo imagem que contém todos os executáveis, drives, e outros arquivos necessários à instalação. Se gravássemos em um DVD e executássemos o DVD da unidade óptica poderíamos visualizar todo esse conteúdo. Mas felizmente, há outra de visualizar esse conteúdo. Através do Virtual Clone Drive, que é capaz de criar uma unidade ótica virtual, pode-se montar qualquer arquivo imagem ISO como se fosse um CD/DVD sendo lido da bandeja do seus PC. Vejamos como montar o ISO do Windows 7 ou mesmo Windows 8.

Às vezes, você pode precisar para montar um arquivo ISO para visualizar o conteúdo desse arquivo, por exemplo, você pode querer montar um arquivo ISO do sistema operacional Windows com o objetivo de copiar rapidamente o conteúdo do arquivo ISO para uma unidade USB inicializável (Instalando Windows do pendrive). Embora o Windows 7 não ofereça suporte nativo para montagem de arquivos ISO, há alguns bons utilitários livres que podem montar um arquivo ISO.

Em geral, é preciso gravar o arquivo ISO para CD / DVD para ver e usar o seu conteúdo. Mas se você não quer gravar um CD / DVD toda vez que for visualizar um novo arquivo ISO, você pode usar uma dessas ferramentas. O Virtual Clone Drive pode montar facilmente arquivos ISO. E é um software totalmente gratuito e fácil de usar. Com ele você pode montar ISO para o Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8 visualizando todo o conteúdo do arquivo. O Virtual Clone Drive suporta CCD,.BIN,.UDF, .ISO, arquivos .IMG, e .DVD.

Como usá-lo o Virtual Clone Drive:

  • Baixe e instale o software Virtual Clone Drive.
  • Após instalado ele será visível na bandeja da barra de tarefas. Clique com o Botão direito do mouse no arquivo de imagem ISO que você deseja montar e selecione Mount (Virtual Clone Drive ...). Será criada um unidade Virtual com sua respectiva letra como D:\. Para desmontar basta clicar com o botão direito na unidade virtual e escolher a opção Umount (Desmontar imagem).
  • Agora, você pode ver a nova unidade virtual no explorer (Meu Computador).

Exemplo de usos do Virtual Clone Drive:

    Por exemplo, se você quiser montar um arquivo ISO do Windows 7/Windows 8 para copiar arquivos de instalação, você deve executar os passos seguintes:
  • Vá até a unidade ou pasta que contém o arquivo ISO do Windows 7/8.
  • Clique com o Botão direito do mouse sobre o arquivo ISO e selecione a opção Mount (Virtual CloneDrive (letra de unidade)).
    windows 7, windows 8, virtual clone drive, montar, arquivo ISO
  • Agora, abra o Windows Explorer e abra o drive virtual para ver o conteúdo do arquivo ISO. Você pode copiar todo o conteúdo do disco para outro disco ou pasta desejada.

Fonte:

http://www.intowindows.com/


2 comentários:

  1. Obrigado pela dica, eu não sabia que o Virtual Clone funciona no Windows 8. Estava procurando muito um programa de drive virtual que funcionase no Windows 8. Testei a dica que funcionou perfeitamente, consegui instalar um programa no formato .iso pelo Virtual Clone.

    ResponderExcluir
  2. Estou com problemas em um dos pcs ele não consegue encontrar desposito bootavel no HD, por outro lado tenho uma pasta de instalação no external HD que normalmente uso pra reinstalar o windows ha prossiblidade de construir um CD bootavel com o conteúdo do HD externo sem ter de baixar um outro boot do windows ou ISO? No HD externo não consigo encontrar o ficheiro.ISO

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium