terça-feira, 22 de novembro de 2011

Faça Dual Boot do Windows 8 e Ubuntu

Às vezes, um usuário pode precisar instalar o popular sistema operacional Ubuntu com o Windows 8 por alguma razão. Embora o dual boot do Windows 8 e do Ubuntu (Windows 8 instalado primeiro) seja muito fácil, o único problema é que o instalador não reconhece a partição do Windows 8. Em outras palavras, você não pode instalar o Ubuntu diretamente junto com o Windows. Então, como dual boot Windows 8 e Ubuntu?

Se você está procurando uma maneira simples de instalar o Windows 8 em dual boot com Ubuntu (o Windows 8 instalado primeiro), siga as instruções passo-a-passo abaixo.

NOTA: Assume-se que você já instalou o o Windows 8 no computador.

Procedimento:

  • Passo 1: Ligue o PC e inicie o Windows 8. Crie uma nova partição para a instalação do Ubuntu. Você pode criar uma nova partição seguindo a postagem como criar uma nova partição e como reduzir ou ampliar uma partição. Você também pode ter a ajuda de Partition Wizard (livre) de software para tarefas avançadas.
  • Passo 2: O próximo passo é baixar o Ubuntu a partir daqui. Ambas as versões 32-bit e 64-bit estão disponíveis. Se você não souber qual delas baixar, basta fazer o download de 32 bits do Ubuntu.
  • Passo 3: Para iniciar a instalação é necessário ter a mídia de instalação. Ou seja, você precisa se quer queimar o ISO do Ubuntu em um DVD ou criar um USB inicializável. Sugerimos que você use um drive USB (2 GB +) pois instalar a partir de USB é mais rápido do DVD. Se você tiver uma unidade USB, use Universal USB Installer para fazer o USB inicializável.

    Conecte a unidade USB ao PC, faça o backup dos dados que estão no drive USB, e siga os passos abaixo para criar bootable USB Ubuntu:

  • Criando um drive USB inicializável com o Ubuntu:

    1. Baixe o Download do Universal USB Installer aqui. Execute (não requer qualquer instalação).
    2. Clique no botão Concordo (I agree) na tela Contrato de Licença para prosseguir para a próxima etapa.
    3. Aqui, será solicitado que você selecione a distribuição do Linux. Selecione o Ubuntu a partir da lista e clique no botão Browse para procurar o arquivo ISO do Ubuntu que você baixou no passo 2. Ative a opção Mostrar o nome todas as unidades (Show all drives) e, em seguida, selecionar cuidadosamente a letra da unidade USB. Finalmente ative a opção Format Drive (Erase Content) para formatar todo o conteúdo do USB, depois clique no botão Criar (Create).
      dual boot, windows 8, ubuntu, linux, instalar
    4. O seu USB com o Ubunto ficará pronto em instantes.
  • Passo 4: Depois de ter criado o USB inicializável, reinicie o PC (certifique-se que o USB é conectado ao PC). Faça as mudanças necessárias na BIOS para habilitar a inicialização do USB e reinicie o PC novamente. Você verá as seguintes opções:
    • Run Ubuntu from this USB
    • Install Ubuntu on a Hard Disk
    • Test memory
    • Boot from first hard disk
    • Advanced options
    • Help
    Selecione a opção Install Ubuntu on a Hard Disk e tecle enter.
  • Passo 5: Dentro de poucos segundos, você será saudado com a tela de boas vindas onde você deve selecionar o idioma. Clique no botão Instalar Ubuntu (Install Ubuntu).
  • Passo 6: Na tela seguinte, a configuração do Ubuntu oferece opções para baixar as atualizações (durante a instalação) e instalar o plugin MP3. Selecione as duas opções e clique em Continuar (Continue).
  • Passo 7: Se seu PC não estiver conectado à Internet, será pedido para selecionar uma rede sem fio, se disponível. Se você não tem uma rede sem fio em seu lugar, basta selecionar eu não quero para se conectar a uma rede wi-fi agora (I don’t want to connect to a wi-fi network right now) opção e clique em Continuar. E se você tem uma rede wi-fi, selecione a rede e clique em Continuar.
  • Passo 8: Este é o passo mais importante da instalação. Se você estiver começando Instalar o Ubuntu junto com o Windows a opção 8 selecione a opção (Install Ubuntu alongside with Windows 8) e clique em Continuar (Continue). Por outro lado, se você receber a mensagem: "Este computador atualmente não tem sistemas operacionais detectados. O que você gostaria de fazer?" (This computer currently has no detected operating systems. What would you like to do?) , selecione Something else e clique em Continuar para avançar para a tela de Instalação (Installation Type screen).
  • Passo 9: Na tela de instalação Installation Type screen, selecione cuidadosamente a partição que você criou no passo 1 para o Ubuntu e clique em Delete. Agora você deve ver o campo espaço livre (free space entry). Selecione o campo de espaço livre e clique no botão Adicionar (Add) para criar uma partição Swap. Selecione a localização da nova partição no início escolhendo em Location of new partition a opção Beginning. Depois em Use as escolha Swap area. Clique no botão OK.
    Em seguida, na tela Installation Type screen, selecione novamente espaço livre (free space entry) e clique no botão Adicionar (Add). Selecione a localização da partição como Beginning, escolhe em Use as a opção EXT4 journaling e, finalmente, selecione Ponto de montagem (Mount point) como "/". Clique no botão OK.
    Clique em Instalar agora (Install Now) para iniciar a instalação do Ubuntu.
  • Passo 10: Nas próximas duas telas, será pedido para selecionar sua localização e layout do teclado. Na última etapa, será solicitado inserir dados de login (nome de usuário e senha). Terminado isso, poderá reiniciar o computador.

    Após reiniciar, você pode ver a opção Windows Recovery Environment, em vez de Microsoft o Windows 8 no menu de inicialização. Mas, o Ubuntu 11,10 configuração não reconhece o Windows 8 e adiciona uma opção do Windows 8 como o Windows Recovery Environment. Basta selecionar Microsoft Windows ou Windows Recovery Environment para inicializar o Windows 8. Para inicializar no Ubuntu selecione Ubuntu. Boa sorte!

Fonte:

6 comentários:

  1. Cara eu fiz exatamente como esta ai!
    Porem quando ele reinicia nao esta mostrando o GRUB ele entra direto no Windows 8. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Estou com o mesmo problema...alguém sabe o q pode ser feito?

    ResponderExcluir
  3. Instalando o ubuntu 12.04 vamos ver no que dá...

    ResponderExcluir
  4. consegui manolo.. graças a Deus deu tudo certo

    ResponderExcluir
  5. os dois SO em um só hd não tem problemas , mas como instalar o Windows 8 e o Ubuntu em dois hds diferentes ? o grub não acessa o Windows 8. Creio q deveria ter q instalar o gruuhb no Windows . Mas como fazer isso ? ou então edesconectando o HD e instalar um SO em cada HD e acessá-los pela bios , sem o grub.

    ResponderExcluir
  6. o meu mostra uma seleção de sistemas referente a uma partição do win 7 conjunta ao win8. Essa mesma partição que eu exclui e montei a ext4 e a swap para a formatação do sistema. msn eliasalves22@hotmail.com

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium