sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como fazer Dual Boot do Windows XP e Windows 8

Pesquisando no Google observamos que a instalação do Windows 8 em dual boot com o Windows XP não é tão fácil quanto parece. Usuários estão relatando que o boot loader do Windows 8 simplesmente ignora o Windows XP durante a instalação. O resultado é que você fica com o Windows XP no menu de dual boot. Então, se você está tentando instalar o Windows 8 em dual boot com XP, certifique-se que você todos os passos abaixo para instalar e executar o Windows 8 em dual boot com o Windows XP.

NOTA: Assume-se que o seu PC está executando o Windows XP e é possível configurar a inicialização.
procedimento:
  • Passo 1: Se você pretende instalar o Windows 8 em uma partição separada, você primeiro precisa criar essa nova partição ou formatar uma partição existente. Sugerimos uma partição com no mínimo 20 GB de espaço livre.

    Para criar uma nova partição você pode precisar usar uma ferramentas de particionamento como o Partition Wizard (livre). Por outro lado, você também pode simplesmente formatar um disco rígido existente (depois de fazer backup de seus dados) para criar espaço para o Windows 8. Para formatar uma partição existente, abra Meu Computador, botão direito do mouse sobre a unidade que deseja formatar e selecione a opção Formatar para abrir as Propriedades da unidade. Selecione File System (Sistemas de Arquivos) como NTFS e clique no botão Formatar para formatar rapidamente a unidade.

  • Passo 2: Uma vez que tiver terminado de criar a nova partição para instalação do Windows 8, o próximo passo é baixar o Windows 8 ISO da Microsoft. Você pode usar esses links diretos para baixar o Windows 8 ISO. De 32-bit e 64-bit Windows 8 versões estão disponíveis na página de download. Mas se você não tiver certeza de qual versão do Windows 8 para download, sugerimos que você baixar 32-bit (x86) Windows 8. Segue os links dos arquivos ISOs para download:
  • Passo 3: O próximo passo é criar uma mídia inicializável. Se o seu PC suporta boot a partir da unidade USB, você pode seguir o passo-a-passo de instalar o Windows 8 do USB, que serve como guia para criar um USB inicializável do Windows 8. Você também pode verificar outro software para criar inicializável USB do Windows 8.

    ou

    Você pode usar o Nero ou qualquer outro software de gravação para gravar o arquivo ISO num DVD para criar um DVD de boot do Windows 8.

  • Passo 4: Insira o seu DVD do Windows 8 na unidade óptica ou conecte o dispositivo USB do Windows 8 ao PC. Faça as mudanças necessárias na BIOS para inicializar a partir de USB ou DVD e reinicie o PC. Se você tiver conectado um USB inicializável, a instalação deve começar automaticamente. E se você tiver usado um DVD inicializável, você pode precisar para pressionar qualquer tecla quando você vir a mensagem: Pressione qualquer tecla para continuar ("Press any key to continue...").
  • Passo 5: A partir daqui, siga o procedimento de instalação do Windows 8 (passo-a-passo) para completar a instalação do Windows 8 em seu sistema. Uma vez feito isso, reinicie o PC e verifique se você tem a versão anterior do Windows (XP) opção no menu de inicialização. Se você não pode ver o seu Windows XP no menu de inicialização, siga o próximo passo para adicionar o Windows XP entrada para o carregador de boot.
  • Passo 6: Reinicie o seu PC e inicialize o Windows 8. Abra a caixa de diálogo Executar (Run), digite sysdm.cpl e tecle Enter para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Sistema (System Properties). Alterne para a guia Avançado e clique no botão Configurações (Settings) em Inicialização (Startup) e Recuperação (Recovery). Aqui, selecione a versão do Windows XP como sistema operacional padrão. Clique em Ok e depois no botão Aplicar (Apply).
    windows 8, dual boot, windows xp
    instalar, menu boot

Está pronto! Você adicionou o Windows XP entrada de inicialização para o carregador de boot. Reinicie o seu PC para ver versão anterior do Windows entrada (Windows XP) no menu de inicialização. Boa sorte!

NOTA: A única desvantagem deste método é que o menu de inicialização gráfica do Windows 8 desaparece depois que você configurar o Windows XP como sistema operacional padrão.
Fonte:

8 comentários:

  1. e se caso eu ter feito ao contrario, tipo , ter colocado o windows 8 primeiro e depois ter colocado o windows xp, e ele só reconhecer como boot inicial , o windows xp e o windows 8 não ! ???

    ResponderExcluir
  2. e meu fio, ninguem te repondeu [e porque ninguem sabe... lamentavel...

    ResponderExcluir
  3. Anderson para voce poder ter dual boot, voce tem que primeiro instalar windows xp e só depois instalar o windows 8, se vc instalar o windows mais avançado primeiro e depois o mais antigo não vai funcionar entende.

    ResponderExcluir
  4. Vai funcionar, mas vais ter que reparar o arranque com o cd de instalação.

    ResponderExcluir
  5. A partição que eu criar deve ser lógica ou primaría?

    ResponderExcluir
  6. Facil de mais instala o debian linux mais leve q vc achar pq a ideia aqui é instalar o inicializador de boot grubb vc pode ter qualquer sistema instalado com o grub vai reconhecer todos caso nao saiba instalar o debian procure um tutorial no google q nao tem erro num gasta essa complicaçao toda ai nao e no mais vc tera um sistema completo linux xp e qualquer outro os ai vlw

    ResponderExcluir

Central Blogs Comentar/adicionar no Comentarium