Criar um MS-DOS inicializável de USB Flash Drive, não é muito complicado. No entanto, uma ferramenta chamada Rufus, criado por Pete Batard, pode tornar esta tarefa ainda mais simples. Rufus é similar em aparência e operação ao HP USB Format tool "HPUSBFW.exe", e compartilha muitas das mesmas características. No entanto, Rufus é Open Source.
Inicializando MS-DOS do USB
- Baixe o Rufus e inicie o programa
- (1) Selecione o seu dispositivo USB na lista suspensa
- (2) Escolha o sistema de arquivos FAT32.
- (3) Assinale a opção Criar um disco de boot DOS
- Clique no botão Iniciar (Start) para criar a unidade USB do DOS
- Reinicie o seu PC, defina a sua BIOS para inicializar a partir do dispositivo USB, conecte o dispositivo USB e inicie o MS- DOS. Divirta-se!
Olá, quais suas qualificações para escrever nesse blog? Vc tem alguma formação nesse assunto?
ResponderExcluirOlá, respondendo sua pergunta, minha formação é em engenharia elétrica e atualmente sou professor de sistemas de computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).
ExcluirComo você tem observado o Informática sem Mitos é uma proposta que tem como principal objetivo expandir o conhecimento digital para qualquer pessoa. Mas estamos em fase inicial de desenvolvimento, e na medida do possível avanço um passo a mais nessa idéia. Obrigado pelo comentário
Lendo o artigo e a pergunta do anônimo, me parece estranho você informar ser professor de informática.
ExcluirDe qualquer forma, meu objetivo não é o de criticar duramente, pois sua boa vontade em querer compartilhar informações, é válida.
O artigo está errado, pois o que você ensina é apenas criar um disco de boot. E isso não é inicializar o Sistema Operacional DOS pela USB. Pois são necessários poucos arquivos para Bootar. Enquanto o Sistema Operacional DOS possue muitos, mais arquivos para funcionar completamente. Então ficou faltando a informação de após a criação do Boot, copiar o resto do DOS para o driver USB
Olá Heitor Souza, a muito tempo não atualizo esse blog, nem verifico os possíveis erros informados por leitores, aos quais sou bastante grato por críticas e correções inclusive de gramática. Quando realizo a postagens de qualquer natureza tento realizar revisões cabais e testes dos tutoriais. Quando não sou autor do tutorial coloco a fonte das informações, ou quando não realizo testes, informo isso também.
ExcluirA muito tempo não tenho realizado mais postagens, pois demandava muito tempo e tenho me dedicado a conclusão de minha pós-graduação, que por sinal é bem diferente do conteúdo abordado neste blog. Pretendo, quem sabe, retomar um dia as postagens, ou mesmo passar o suporte e supervisão para outra pessoa. Agradeço sua visita e crítica, ninguém é o dono da verdade, mas te garanto que esforços não são poucos para disponibilizar essas informações. Do ponto de vista prático, o artigo ensina como criar o uma unidade USB para boot do DOS, o que está contido no processo de inicialização do DOS de uma unidade USB.